
País coloca 3.4 mil milhões em Obrigações do Tesouro
Moçambique colocou este mês, numa única operação através da Bolsa de Valores, 3400 milhões de meticas em Obrigações do Tesouro por um período de dez anos, segundo informação oficial consultada pela Lusa.
De acordo com informação da Bolsa de Valores de Moçambique, a operação foi concretizada a l3 de Julho, através de uma sessão especial destinada ao apuramento dos resultados da Emissão das Obrigações do Tesouro de 2023 – 5.ª Série.
Acrescenta que de acordo comas propostas apresentadas pelos Operadores Especializados em Obrigações do Tesouro, a procura global da emissão foi de 4850 milhões de meticas, “tendo a relação procura e oferta sido de 161,67%, com a taxa mínima de 16,000% e a máxima de 19,000%”.
De acordo com a “taxa de corte do Estado”, o valor desta emissão cifrou-se em 3400 milhões de meticas, precisou ainda a Bolsa de Valores de Moçambique.
O aviso de lançamento desta operação, de 10 de Julho, referia que seria colocado à subscrição um “montante máximo” inicialmente definido de 3000 milhões de meticas, com uma taxa de juro nominal fixa de 17% e maturidade de 10 anos e cinco meses, em bom com a possibilidade de aumentar o valor a arrecadar caso a procura fosse superior.
O Governo moçambicano definiu, nos documentos de suporte à lei do Orçamento do Estado de 2023, o objectivo do “aumento progressivo de uso de Instrumentos de dívida de maturidade mais elevada, no financiamento interno”, com prazos acima de cinco anos, “em substituição dos Bilhetes de Tesouro que estão sujeitos ao elevado risco de refinanciamento”.
“Salienta-se que a mobilização e dinamização dos investidores internos poderá viabilizar uma efectiva dispersão de títulos, para além de bancos comerciais, contribuindo assim para a contenção e redução do grau de concentração de passivos soberanos no sistema bancário nacional, o que vai mitigar o efeito “crowding-out” resultante do crescente endividamento público”, lê-se nos documentos de suporte à Lei do Orçamento do Estado, consultados pela Lusa.
O Governo inscreveu no Orçamento do Estado uma previsão de despesa total com a dívida pública de Moçambique, em 2023, de 41.400 milhões de meticais, dos quais 29.950 milhões de meticais referentes ao pagamento de juros internos e 11.450 milhões de meticais para pagamento de juros de endividamento externo, correspondente a 2,3% e 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), respectivamente.
Em 2023, o Governo estima que o défice orçamental situar-se-á em 115.058,6 milhões de meticais, correspondente a 8,7% do PI, enquanto o do saldo primário ascenderá a 41.236,2 milhões de meticais, ou 3,1% do PIB.
A economia do país deverá crescer 5% em 2023, segundo a previsão do Governo.
Após três trimestres de queda, Governo prevê sinais de recuperação económica
12 de Novembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














