Governo cria Fundo Nacional de Recuperação com apoio do Banco Mundial em Moçambique

0
228
  • Fundo visa apoiar PME’s afectadas por distúrbios económicos e incentivar sectores produtivos com potencial de crescimento

Destaques

  • Fundo Nacional de Recuperação conta com dotação inicial de 319,5 milhões de meticais
  • Iniciativa destina-se a micro, pequenas e médias empresas afectadas por adversidades económicas
  • Empresas beneficiárias terão acesso a crédito com juros bonificados
  • Fundo é apoiado por parceiros internacionais, incluindo o Banco Mundial


O Governo moçambicano aprovou a criação do Fundo Nacional de Recuperação, com uma dotação inicial de 319,5 milhões de meticais (cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos), destinado a financiar micro, pequenas e médias empresas afectadas por adversidades económicas recentes, anunciou o porta-voz do Conselho de Ministros, Salim Valá.

A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho de Ministros realizada esta terça-feira em Maputo. O fundo agora instituído conta com o apoio de parceiros internacionais, com destaque para o Banco Mundial, e tem como principal objectivo promover a retoma de empresas viáveis, fomentar o emprego e aumentar o rendimento nacional.

“O fundo destina-se a pequenas e médias empresas directamente afectadas pelas adversidades económicas do último ano, mas que continuem a operar e disponham de planos de negócios viáveis”, afirmou Salim Valá, também Ministro da Planificação e Desenvolvimento. Segundo o governante, os créditos serão concedidos a taxas de juro favoráveis, permitindo que as empresas beneficiárias possam retomar as suas actividades de forma mais célere.

A principal adversidade referida está associada à vaga de tumultos e pilhagens registada após o anúncio dos resultados das eleições gerais em Dezembro, cujo processo foi amplamente contestado por suspeitas de fraude, tendo provocado prejuízos consideráveis ao tecido empresarial.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.