TotalEnergies, Africa Oil, detêm blocos na área de Orange Basin;
A actividade de exploração tem sido contestada por grupos da sociedade civil.
A África do Sul concedeu uma licença ambiental para actividades de exploração na bacia de Orange, na costa oeste do país, somando-se a outros trabalhos planeados no mar.
A área, que inclui blocos licenciados pela TotalEnergies SE e Africa Oil Corp, recebeu a 17 de Abril, a autorização de exploração offshore do Departamento de Recursos Minerais e Energia de acordo com “Environmental Impact Management Services”.
O trabalho proposto inclui programas sísmicos — um método de pesquisa usando pulsos sonoros para identificar geologia. A área do projecto está localizada entre 120 quilómetros (75 milhas) ao largo da Baía de Santa Helena, estendendo-se ao norte até 230 quilómetros ao largo da Baía de Hondeklip.
A TotalEnergies também tem planeado trabalhos de exploração, incluindo a perfuração de até 10 poços, em uma área vizinha conhecida como Bacia Laranja de Águas Profundas.
Tanto a Total quanto a Shell fizeram descobertas significativas de petróleo no ano, em águas da Namíbia. Anteriormente, pesquisas incluindo uma planeada pela Shell Plc foram bloqueadas em tribunais sul-africanos após protestos de grupos comunitários e ambientalistas.