Arábia Saudita Disponibiliza US$ 150 Milhões Para Infra-Estruturas Públicas

0
718
  • A disponibilização do fundo é fruto de um acordo bilateral entre os dois países, assinado, ontem (09/11), em Riade pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e o presidente do Conselho de Administração do Fundo Saudita do Desenvolvimento, o sultão Abdulrahman Al-Marshad, à margem da primeira edição da Cimeira Arábia Saudita-África.

O anúncio já constitui um dos mais importantes resultados da visita que o Presidente da República Filipe Nyusi está a efectuar ao Reino da Arabia Saudita, e o montante será aplicado em três projectos enquadrados no Plano Quinquenal do Governo do período 2020-2024, designadamente a construção e apetrechamento de cinco hospitais no contexto da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital”, nos distritos de Chimbonila, Niassa; Ribáuè, Nampula; Molumbo, na Zambézia; Vanduzi, em Manica; e Limpopo, na província de Gaza.

Paralelamente, o fundo será igualmente aplicado na construção de uma barragem em Muera, que irá ajudar a mitigar a falta de água nos distritos de Mueda, Muidumbe e Nangade, em Cabo Delgado, bem como na reabilitação e alargamento de duas secções da Estrada Nacional Número Um (EN1) no troço Benfica-Zimpeto, 3 de Fevereiro-Incoluane.

Recorde-se que o Presidente da república, filipe Nyusi, chegou na tarde desta quinta-feira, a Ríade, onde participa hoje na primeira Cimeira Arábia Saudita-África.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.