Banco Africano de Desenvolvimento financia HCB em €125 milhões

0
870

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um financiamento de até 125 milhões de euros à Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), destinados a apoiar o seu programa Vital Capex, destinado a modernizar o sistema de produção de eletricidade da empresa.

O Capex Vital e o Plano Estratégico da HCB, preconizam, entre outros, a participação da empresa   na implementação de projectos estruturantes para o País, na área de geração de energia, com destaque para os Projectos de Mphanda Nkuwa e Linha de Transporte Tete-Maputo, a articipaçao da HCB na implementação de projectos de investimento em novas áreas de negócio e de geração de energia, entre eles, os termoeléctricos, fotovoltaicos e eólicos, com vista à diversificação das suas operações,  contribuindo assim, para a variação da matriz energética nacional.

O pacote compreende até 100 milhões de euros do Banco Africano de Desenvolvimento e até 25 milhões de euros do Fundo Africa Growing Together.

A HCB prevê que a modernização irá prolongar a vida útil da central por pelo menos mais 25 anos, aumentar a fiabilidade do fornecimento de energia, reduzir as interrupções e permitir que a empresa cumpra as suas obrigações contratuais para com os seus fornecedores e melhorar a integração regional do sector da eletricidade na SADC. Prevê-se, ainda, que o plano de modernização, venha ssegurar também a sustentabilidade da segurança energética da SADC, em particular da África do Sul, Moçambique e Zimbabué.

O Vice-Presidente do Complexo de Energia, Alterações Climáticas e Crescimento Verde do Banco Africano de Desenvolvimento, Kevin Kariuki, afirmou: “Estamos encantados por apoiar o programa Vital Capex, dado o papel central da HCB na pool de Energia da África Austral. Além disso, o aumento da capacidade da HCB, o aumento da fiabilidade e a capacidade de fornecer serviços auxiliares facilitará uma maior integração de fontes de energia renováveis variáveis, tais como a energia solar fotovoltaica e eólica em toda a região”.

Também comentando, o Director do Banco para Soluções Financeiras de Energia, Políticas e Regulamentos, Wale Shonibare, disse: “O apoio do Banco à HCB está bem alinhado com a sua visão de integrar os mercados africanos de eletricidade para promover o fornecimento de eletricidade acessível e fiável aos consumidores da região”.

O financiamento do BAD está alinhado com um dos objetivos estratégicos (High-5) do Banco de ‘Acender e Energizar África, no âmbito do seu ‘New Deal on Energy’ para África.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.