Banco Africano de Desenvolvimento lança novo referencial global de 2 mil milhões de USD a 5 anos

0
876
  • Na quarta-feira, 26/10, o Banco Africano de Desenvolvimento, com a notação Aaa/AAA/AAA (Moody’s / S&P / Fitch / Japan Credit Rating, tudo estável), lançou e fixou o preço de um novo referencial global de 2 mil milhões de USD a 5 anos com vencimento em 3 de Novembro de 2027.
  • A transacção marca o segundo referencial global do Banco em 2022, após o referencial de 3 anos de 1 bilião de USD emitido em Junho, e a sua primeira emissão de referência a 5 anos desde Julho de 2021. A obrigação paga um cupão de 4,375% com um rendimento de recompra de 4,458%.

Uma combinação de inflação elevada e taxas crescentes alterou o panorama da emissão de obrigações nas últimas semanas, causando uma volatilidade considerável e persistente. Embora as transacções da Supranational Sovereign and Agency (SSA) nas semanas anteriores a esta transacção tivessem mostrado apoio do investidor na parte de 3 anos da curva, a parte de 5 anos da curva permaneceu por testar. Uma vez que os organizadores principais estavam a destacar o potencial cansaço do investidor no tenor de 3 anos, foi tomada a decisão de anunciar uma referência de 5 anos em USD antes do final do ano, e antes que as condições se deteriorassem potencialmente.

O mandato para um novo marco de referência global de 5 anos em USD foi anunciado na terça-feira, 25 de Outubro, às 12:21, hora de Londres, com os Pensamentos Iniciais de Preços lançados simultaneamente na área de trocas intermédias SOFR, mais 51 pontos de base (bps). O negócio teve, desde o início, uma procura robusta por parte dos investidores como indicação de interesse da base de investidores de alta qualidade da AfDB acumulada a um ritmo rápido, excedendo 1,6 mil milhões de USD durante a noite (incluindo 150 milhões de USD de interesse dos Joint Lead-Managers (JLM)).

Os livros abriram oficialmente na manhã seguinte, quarta-feira 26 de Outubro às 8:26, hora de Londres, com a orientação de preços inalterada em Mid-swaps + 51bps de área. A carteira de encomendas continuou a crescer durante a manhã europeia, com a procura dos investidores a aproximar-se dos 2,3 mil milhões de USD (incluindo 225 milhões de USD de juros JLM) às 9:45, hora de Londres, o que permitiu ao Banco fixar o spread 1bp mais apertado em Mid-swaps + 50bps.

Com condições de mercado estáveis e uma forte apetência dos investidores de alta qualidade para o crédito do Banco, a carteira de encomendas fechou acima dos 3,3 mil milhões de USD (incluindo 225 milhões de USD de juros JLM). A transacção foi lançada com uma dimensão de 2 mil milhões de USD e às 16:43, hora de Londres, preço de Mid-swaps + 50bps, equivalente a um rendimento de 4,458% e um spread de 27,31bps em relação ao Tesouro dos EUA a 5 anos.

A nova emissão traz um ponto de referência na parte de 5 anos da curva em USD do Banco, prolongando a sua curva pendente, e demonstrando o seu empenho em manter linhas líquidas nos principais vencimentos de referência. Com o fecho da carteira de encomendas final superior a USD 3,3 mil milhões (incluindo 225 milhões de USD de juros JLM), e com a participação de 83 investidores, o sucesso desta transacção a 5 anos é um claro voto de confiança dos investidores no crédito do Banco, mesmo em meio do mais recente cenário de volatilidade do mercado.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.