Banco Mundial incrementa investimento no sector agrícola no País

0
1051

Após desembolsar 70 milhões de dólares para o Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável, cuja implementação durou seis anos entre 2011 e 2017, que é suposto ter abrangido seis mil pessoas, maioritariamente camponeses, o Banco Mundial está a investir agora 55 milhões num segundo projecto agrícola denominada – IRRIGA, cuja implementação decorre em Manica, Sofala, Nampula e Zambézia e prevê vai beneficiar directamente 9000 pequenos produtores, incluindo o acesso melhorado a irrigação e serviços para aumentar a produtividade e o acesso ao mercado.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que mais de 80 por cento das famílias vive em áreas rurais onde a agricultura é a principal fonte de alimento e renda.

Ainda de acordo com INE, a produtividade agrícola nacional é uma das mais baixas da África Austral contribuindo para um acentuado défice na balança agrícola do país.

Infelizmente os campos não produzem o suficiente para as necessidades alimentares das comunidades e as secas prolongadas dos últimos anos, associadas aos sistemas de irrigação inexistentes ou deficientes, salinização dos solos, assim como custos crescentes de produção, tem sido um entrave na produção para muitos pequenos agricultores.

É nesta senda que o Banco Mundial mobilizou 70 milhões de dólares com vista a financiar a implementação do Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI).

O Mesmo tinha como objectivo aumentar a produção agrícola e melhorar o nível de produtividade dos agricultores nos novos e melhorados sistemas de regadios nas províncias de Sofala, Manica e Zambézia, o Banco Mundial mobilizou 70 milhões de dólares.

Aliás, o PROIRRI recebeu um financiamento complementar no valor de $5.7 milhões do governo de Moçambique e um donativo do governo Japonês na ordem de $14.2 milhões, perfazendo um total de $90 milhões de financiamento.

Num período de seis anos, o projecto abrangeu mais de 6.000 pessoas para além de assegurar a irrigação de um total de 3.000 hectares, dos quais 1.700 para arroz, 800 para horticultura e 500 para produção sob contrato.

Entretanto após os resultados positivos alcançados com o PROIRRI, o Banco Mundial mobilizou mais 55 milhões de dólares com vista a financiar o Projecto para o Desenvolvimento de Irrigação de Pequena Escala, denominado IRRIGA que está a ser implementado nas províncias de Manica, Sofala, Nampula e Zambézia.

Com mesmo período de duração, o projecto o IRRIGA enquadra-se nos objectivos e estratégias constantes do Plano Nacional de Investimento no Sector Agrícola e do Programa Nacional de Irrigação e vai beneficiar directamente 9000 pequenos produtores, incluindo mulheres e jovens, com acesso melhorado a irrigação e serviços para aumentar a produtividade e o acesso ao mercado.

Refira-se que o IRRIGA tem um potencial de financiamento adicional de 45 ou 50 milhões de dólares.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.