
Condições das empresas melhoram pelo terceiro mês consecutivo
- Novas encomendas aumentam ao ritmo mais rápido dos últimos nove meses;
- Crescimento mais acentuado das novas encomendas sustenta aumento mais rápido da produção;
- Criação de emprego mantém-se mais forte do que a tendência notada no inquérito;
- Aquisições caem pela primeira vez em três meses.
Os dados mais recentes do inquérito PMI™, do Standard Bank, revelam que as empresas moçambicanas registaram uma melhoria nas condições das empresas pelo terceiro mês consecutivo em Abril, sendo os níveis mais elevados registados desde Julho de 2022. Uma subida mais forte dos novos negócios apoiou uma expansão mais rápida da produção e novo aumento elevado do número de empregos. Por outro lado, o número de aquisições caiu pela primeira vez em três meses, devido a alguns relatos de problemas de tesouraria. As empresas mantiveram-se bastante confiantes de que a actividade irá crescer ao longo do próximo ano.
A melhoria das condições de operação resultou, em grande medida, de um aumento acentuado da afluência de novos negócios, que registaram a maior expansão dos últimos nove meses, conclui o PMI. “As empresas que registaram uma melhoria nas vendas do mês associaram-na, frequentemente, a novos clientes e ao aumento do trabalho em projectos.”.
Ao mesmo tempo, os níveis de produção aumentaram ligeiramente pelo terceiro mês consecutivo, com o ritmo da expansão a subir também para máximos dos últimos nove meses. De acordo com as empresas inquiridas, o aumento da produtividade, os novos clientes e a maior procura conduziram à recuperação.
O maior volume de trabalho levou a um novo aumento do número de empregos. Sem grandes alterações desde Março, a taxa de criação de empregos foi a segunda mais rápida num ano, mantendo-se mais rápida do que a média a longo prazo da série (desde Março de 2015). O aumento da mão-de-obra ajudou as empresas a reduzirem as suas encomendas em atraso pelo segundo mês consecutivo.
Comentando as incidências do PMI de Abril, Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank – Moçambique, que “apesar do sólido crescimento, o PMI mostra que as empresas estão a sofrer pressões nos fluxos de caixa, reflexo de uma política monetária restritiva”. Fabio Mussa, relata que “ há também indicações de que parte da pressão nos fluxos de caixa das empresas são o resultado dos atrasos nos pagamentos do Estado e dos atrasos no reembolso do IVA. Afinal de contas, o Tesouro está a enfrentar pressões decorrentes da reforma salarial”.
“O subíndice de expectativas futuras continuou a aumentar, o que confirma as nossas previsões de que a retoma do investimento no gás natural liquefeito (GNL) poderá ajudar a acelerar o crescimento a partir do 2.º semestre de 2023. Numa recente conferência sobre a exploração mineira e energia em Maputo, a ENI admitiu a hipótese de desenvolver uma segunda plataforma flutuante de GNL.” Disse Fausio Mussá
- Inclusão Financeira em Moçambique Aumenta, Mas Desigualdades Persistem14 de Outubro, 2025
- Eduardo Sengo: “A Banca Precisa Menos Margens e Mais Coragem”7 de Outubro, 2025
Mais notícias
- 
                                            
                        Digitalização para tornar a economia mais produtiva, resiliente e competitiva15 de Dezembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        Kenmare Destina 40% do Orçamento de Aquisições a Fornecedores Moçambicanos31 de Outubro, 2025
-                         
                        África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			













