Conheça os dez países africanos com o maior crescimento económico em 2023, Moçambique é o quarto

0
1539

O Business Insider África acaba de apresentar os 10 países da África Subsahariana com o maior crescimento económico em 2023, uma ranking baseado no relatório África Pulse de Banco Mundial

A projecção do crescimento de África está numa tendência ascendente ou descendente, dependendo de quem se pergunta e de quando.

No entanto, ao longo do ano, a ideia de que África está a viver uma espiral económica descendente, ainda que marginalmente, tem sido consistente. Sejam do Banco Mundial ou do FMI, as projecções sobre os números económicos de África têm sido no sentido do declínio.

De acordo com o relatório Africa Pulse, Setembro, 2023, do Banco Mundial, prevê-se que a actividade económica na África Subsaariana (SSA) tenha desacelerado mais de 3,6 por cento em 2022 para 2,5 por cento em 2023, o que é uma revisão em baixa de 0,6 pontos percentuais da previsão na edição de Abril de 2023 do relatório.

O relatório refere que 28 das 48 nações da África Subsariana viram as suas projecções de crescimento para 2023 revistas em baixa. Em particular, a previsão de crescimento para o Sudão foi reduzida em 12,5 pontos percentuais devido aos danos causados à fundação industrial do País, bem como à sua infra-estrutura educacional e médica, pelo conflito armado que começou em Abril de 2023.

Dito isto, a tendência projectada levanta a questão de saber quais os factores responsáveis pela avaliação do Banco Mundial. Alguns dos factores que contribuíram para a tendência descendente incluem a rigidez da política monetária e fiscal em resposta à elevada inflação e à insustentabilidade fiscal, o elevado risco de endividamento, os constrangimentos estruturais, como os estrangulamentos nos sectores da energia e dos transportes, e o aumento dos conflitos e da violência, que se manifestam numa série de acontecimentos, como golpes de Estado, protestos e agitação social acrescida nos países da África Subsariana.

Estudos recentes sobre as fases de crescimento global sugerem que a África Subsariana apresenta, de forma consistente, taxas de pobreza mais baixas e mais sensíveis à expansão económica do que outras áreas.

Esta menor elasticidade parece ser causada por uma relação mais fraca entre o crescimento do PIB e do consumo das famílias na África Subsariana, o que sugere que os países africanos precisam de registar um crescimento per capita mais elevado para igualar as melhorias no nível de vida médio das famílias noutras regiões.

Não obstante, existem países no continente com um crescimento muito impressionante nos países da África Subsariana em 2023. Abaixo estão os 10 primeiros.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.