Empresa de notação financeira para atender África deve estar pronta no próximo ano

0
366

Uma empresa de classificação de crédito que está em criação para atender às necessidades específicas dos tomadores soberanos da África e deve ficar pronta no ano que vem, disse uma autoridade da União Africana no sábado. “Seria independente e profissional”, disse Albert Muchanga.

A instituição não será de propriedade do bloco regional, explicou Albert Muchanga, Comissário para Desenvolvimento, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais, da União Africana (UA), em declarações a repórteres na capital de Gana, Accra. “Seria independente e profissional”, disse ele.

“Sentimos que não somos muito bem tratados quando se trata de classificações e custo de empréstimos”, disse Muchanga. “Queremos uma instituição desenvolvida por africanos para contribuir com o processo de redução de risco do mercado de capital africano para que, no final, possamos ter uma situação em que possamos tomar empréstimos competitivamente em casa e no exterior.”

Os ministros das finanças africanos consideraram pela primeira vez a criação de tal órgão em 2021, em meio a reclamações de tratamento injusto por parte de agências internacionais de classificação de crédito, que, segundo eles, resultavam em taxas de juros mais altas em relação ao que outros tomadores de empréstimos de mercados emergentes e países desenvolvidos pagam.

A tarefa está sendo realizada pelo Mecanismo Africano de Revisão por Pares, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Africano de Exportação e Importação e a Comissão da UA, disse Muchanga. O projecto está em sua próxima fase de operacionalização que envolve “elaborar o plano de trabalho final para garantir que sejamos capazes de implementá-lo”, disse ele.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.