Estabilidade no risco Inflacionário e projecções positivas para a economia Sul-Africana

0
283

O Governador do Banco da Reserva Sul-Africano, Lesetja Kganyago, trouxe boas notícias ao mercado, ao afirmar que o equilíbrio de riscos em relação à inflação está estável após o primeiro corte na taxa de juros em quatro anos, realizado no mês passado. Em discurso nas reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, em Washington, Kganyago destacou que os aumentos de preços ao consumidor na África do Sul atingiram o pico antes do esperado e em níveis mais baixos comparados às economias avançadas. Apontou factores favoráveis, como a queda nos preços do petróleo e a normalização das cadeias globais de suprimento, que estão agora a sustentar uma política monetária mais acomodatícia.

Em Setembro, a inflação anual da África do Sul desacelerou para 3,8%, com projecções de que permaneça abaixo de 4% pelos próximos trimestres. Kganyago observou que o fortalecimento do rand, beneficiado pela formação de uma coligação governamental estável após as eleições de Maio, também contribuiu para a redução dos preços das importações, favorecendo ainda mais a estabilização da inflação.

Governador do Banco da Reserva Sul-Africano, Lesetja Kganyago,

Kganyago enfatizou que a previsão de inflação abaixo de 4% nos próximos relatórios abre espaço para uma política monetária mais flexível. A próxima decisão sobre a taxa de juros de 2024, prevista para 21 de Novembro, pode trazer mais um corte de 25 pontos-base, conforme expectativa dos economistas. Este cenário é positivo para a economia sul-africana, uma vez que um ambiente de inflação controlada e taxas de juros mais baixas pode estimular o crescimento económico e a confiança empresarial no país.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.