
A decisão final de investimento (FID) da ExxonMobil para o projecto de gás natural liquefeito (LNG) Rovuma, em Moçambique, foi adiada para 2026, conforme comunicado pela empresa recentemente. Inicialmente prevista para o final de 2025, a nova data representa um atraso de cerca de um trimestre. A ExxonMobil justificou o adiamento destacando a necessidade de avançar em certos aspectos do projecto, apesar de um contexto de “force majeure” que ainda vigora na região. A notícia, foi divulgada recentemente por fontes como a Reuters.
A empresa afirmou que, apesar dos desafios, tem feito progressos significativos no desenvolvimento do projecto e mantém uma colaboração estreita com o Governo de Moçambique, visando garantir um ambiente de segurança estável para que o projecto avance. A expectativa é de que a produção de LNG no projecto Rovuma se inicie em 2030, caso a decisão final de investimento seja positiva em 2026.
A ExxonMobil, em parceria com a Eni, está a desenvolver o projeto Rovuma LNG na Área 4, na costa norte de Moçambique. Este projecto ambicioso prevê a produção de 18 milhões de toneladas por ano (MTPA) de LNG, colocando Moçambique no mapa global dos grandes exportadores de gás natural. A decisão de adiar a FID reflecte a complexidade do ambiente operacional em Moçambique, mas também a expectativa de que a situação de segurança melhore nos próximos anos, permitindo um avanço mais seguro das operações.
Mais notícias
-
Indústria Extractiva: A Sasol duplicou os impostos em quase um ano
1 de Fevereiro, 2024 -
Nova lei vai regulamentar financiamento colaborativo em Moçambique
26 de Novembro, 2024 -
Tete projecta quatro mil toneladas de peixe em cativeiro até 2026
6 de Fevereiro, 2024

Conecte-se a Nós
Economia Global
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023