
Filipe Nyusi, defende relação mutuamente vantajosa com a Rússia
O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende uma parceria mutuamente vantajosa com a Rússia, em vários domínios, para a construção do bem-estar de África, havendo necessidade ser explorado o capital económico russo em benefício do desenvolvimento do continente africano.
O pronunciamento do Chefe de Estado moçambicano foi feito em São Petersburgo, onde participou na Cimeira Rússia-África, “Temos um grande interesse em explorar o capital económico, empresarial e técnico-científico da Rússia em prol do desenvolvimento dos nossos países. Entretanto, na busca deste capital deve-se dar primazia a soluções para as necessidades africanas”, frisou.
O Chefe de Estado, defendeu ainda que o fornecimento de fertilizantes e de cercais não deve ser interrompido, para que África deixe de depender apenas dos mecanismos de ajuda multilateral “que perpetuam a nossa dependência”.
Na sua intervenção, o Presidente Nyusi recordou que a conjuntura internacional actual é caracterizada por uma pressão inflacionária que se vem fazendo sentir com o aumento dos preços dos produtos energéticos.
“Tais efeitos são traduzidos por uma fraca capacidade de produção na safra 2023, aumento da insegurança alimentar de mais de 250 milhões de camponeses nas zonas rurais do Continente Africano, perda de empregos e rendimentos para os jovens e mulheres, perturbação da cadeia de valor e adiamento do projecto Fome Zero”, salientou.
Acrescentou que o ambiente global deixa antever maiores dificuldades no futuro para África, sobretudo pelo facto de os países mais ricos dominarem o lado da procura.
“Neste contexto, aumenta a pressão de movimentos migratórios das zonas rurais para as urbanas, acumulando-se aos efeitos da Covid-19, mudanças climáticas e insegurança provocada por ataques terroristas em vários países e, para o nosso caso, no Norte de Moçambique”, frisou.
O estadista moçambicano reiterou o seu compromisso e disponibilidade em concertar com os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana (UA) para a aprofundar a cooperação com Moscovo em prol da paz, segurança e desenvolvimento do continente e da Rússia.
Inflação Sobe 0,29% em Setembro e Acumulado do Ano Fica em 1,96%
13 de Outubro, 2025Oxford Economics Revê Crescimento De Moçambique Em Baixa Para 1,8%
9 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
FACIM Afirma-se Como Espelho da Nação e Plataforma de Parcerias Estratégicas
26 de Agosto, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














