
Inhambane poderá fazer o pleno nesta quadra festiva
- Taxa de ocupação das estâncias turísticas já a 95%
- São esperados mais 100 mil turistas
- Receitas podem chegar aos MT 900 milhões
Grande parte das estâncias turísticas da província de Inhambane, o maior destino turístico do País, já esta com uma taxa de ocupação acima de 95 por cento, em consequência do aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros que visitam a província nesta quadra festiva.
O Director Provincial de Cultura e Turismo, em Inhambane, Emídio Nhantumbo, referiu que alguns operadores turísticos dos distritos de Vilakulo e Inhassoro, incluindo os do Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, já esgotaram as reservas.
Nhantumbo, em declarações ao diário “Noticias”, disse que Inhambane espera receber mais de 100 mil turistas provenientes de vários quadrantes do país e do mundo, sendo
cerca de 50 por cento, nacionais e, os restantes são na sua maioria sul-africanos, portugueses, norte-americanos, Zimbabwianos, entre outras nacionalidades.
Com o afluxo que se confirma, as autoridades esperam arrecadar mais de 900 milhões de meticais, montante que poderá ser ultrapassado, avaliando o número de turistas quer nacionais quer estrangeiros que, diariamente chegam à província, através dos quatro pontos de entrada, nomeadamente posto de fiscalização de Zandamela e do rio Save, Aeródromo de Inhambane e Aeroporto Internacional de Vilankulo.
O Director Provincial de Cultura e Turismo, afirmo que neste período espera-se a criação de pelo menos 500 empregos sazonais, sendo que decorrem neste momento campanha de boas-vindas nos quatro pontos de entrada, onde os turistas são recebidos com água de lanho, casquinhas, castanha de caju, sumo de coqueiro, entre outros atractivos típicos de Inhambane.
Além de campanhas de boas-vindas, decorre igualmente um trabalho de igualmente um trabalho de coordenação com diferentes instituições públicas, como Inspeção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e Polícia da República de Moçambique (PRM), para a monitoria dos empreendimentos turísticos.
O objectivo da monitoria é aferir a qualidade dos serviços oferecidos aos utentes, respeitando as regras de segurança, higiene e outros protocolos exigidos pelas autoridades competentes.
Refira-se que actualmente Inhambane conta com 14 mil camas, distribuídas em oito mil quartos e cerca de nove mil estâncias turísticas.