
Mabu, o single malte made in mozambique, conquista preferência dos consumidores
Mabu. Esse é o nome da marca de Whisky, produzido em Moçambique
O nome pertence a uma montanha localizada na Província da Zambézia, com cerca de 1,700 metros de altura, circundada por uma vegetação única e rara e fauna diversa. É de lá que vem a inspiração.
Pode se considerar um atrevimento entrar num ramo e produto bastante especializado e exigente, mas Mabu, está vencendo barreiras e vai conquistando a preferência dos consumidores locais.
“Muitos ficaram chocados ao saber que há um whisky produzido localmente”, começou por dizer, Simeon Tafirenyika, Director Geral da Mozambique Beverages Industries, produtora do Mabu Single Malte Whiskey.
Os donos do MABU, acreditam que a preferência que têm estado a conquistar dos consumidores e apreciadores do Whisky, não se deve apenas a mera generosidade ou um consumo patriótico, é que, segundo os consumidores que já o provaram, “o Mabu tem mesmo qualidade comparável as dos bons whiskies que se consomem no mercado nacional”.
“Até agora, a reacção que temos recebido, tem sido extraordinária, os consumidores gostam muito do nosso produto, o que quer dizer que temos um produto excelente no mercado”, afirma Simeon Tafirenyika.

O Director-Geral da Mozambique Beverages Industries admite, no entanto, que existe um certo preconceito relativamente ao que é produzido localmente, no geral, e a MABU, não podia ser excepção. “É uma percepção errada”, afirma.
“Acredito ser necessário promover a campanha compra Moçambique”, devemos promover os produtos locais porque temos bons produtos que sejam capazes de competir localmente e a nível internacional”, desabafa Simeon Tafirenyika
Uma das virtudes do produto é que ele é feito essencialmente a base de matéria prima local. É feito a partir do milho produzido localmente. São 220 toneladas de milho, mensais, adquiridos junto de produtores locais.
“O milho é proveniente da província da Zambézia, nós comprámo-lo aos produtores locais, como forma de ajudar as comunidades”, explica.
A Moçambique Beverages Industries, empresa fabricante do Mabu, tem testemunhado, nos últimos tempos, um crescimento da procura do seu produto. Neste momento o foco é precisamente atender satisfatoriamente esta procura interna crescente, embora sem descartar a possibilidade de colocar o Mabu no mercado, externo, ou seja, exportando-o.
A capacidade produtiva actual ronda as 800 caixas/mês (cada caixa de 12 garrafas de 750ml).
Instado a fazer uma autocrítica do Mabu, Simeon Tafirenyika, disse:
“Bom, como um dos que produzem MABU, acredito que é um dos melhores whiskies. Podemos competir com qualquer marca internacional, porque MABU é muito bom enquanto produto. A qualidade é boa, embora tenhamos acabado de entrar para o mercado, daí que somos quase obrigados a fazer um preço acessível, primeiro provam o produto, só depois podemos competir com os outros”.
Com vista a optimizar a sua capacidade, a Mozambique Beverages Industries, tem planos de diversificar o seu portfólio, para contemplar o ramo agroalimentar.