
Mais 300 mil moçambicanos poderão ter acesso a energia limpa até 2026
Mais de 300 mil moçambicanos vão beneficiar de energia limpa, sustentável e renovável nos próximos quatro (4) anos. O ensejo resulta de um investimento de 26 milhões de dólares norte-americanos a serem disponibilizados através do programa Facilidade de Financiamento Fora da Rede Eléctrica Nacional recentemente lançado pelo Fundo de Energia – FUNAE.
O programa, com financiamento do Banco Mundial, visa contribuir para o acesso aos sistemas solares residenciais e soluções de cozinha limpa em todo o território moçambicano, destinado sobretudo as pessoas que se encontram em zonas de dificil acesso a rede elétrica nacional.
Para o alcance dos 300 mil benificiários, consta do programa desta instituição que será contratada uma entidade independente para actuar como gestora de fundos, tendo já sido lançado o pré-concurso para selecção da mesma.
A expectativa da iniciativa é que com a implementação dos projectos a serem financiados, Moçambique poderá acelerar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 – ODS7, que preconiza o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos até 2030.(OE)
 
                			
                                        			













