O Zimbabué vai manter o dólar local apesar das perdas e dos planos de renovação, afirma o Ministro das Finanças – Mthuli Ncube.

0
424
  • A unidade local continua a ser fundamental para a política monetária: ministro das Finanças
  • Atraso na declaração de política monetária devido às consultas em curso

O Zimbabué tenciona manter o seu dólar local, uma moeda que perdeu valor em todos os dias de negociação do ano, mesmo quando as autoridades fiscais e monetárias trabalham em novos planos para renovar a moeda, de acordo com o Ministro das Finanças Mthuli Ncube.

“Teremos uma moeda nacional, haverá sempre uma moeda nacional, por isso não há maneira de não a termos”, disse Ncube numa entrevista no sábado, em Bulawayo, a segunda maior cidade do Zimbabué. “É muito importante ter uma moeda nacional para não dependermos apenas da moeda estrangeira para as transacções”.

Actualmente, o dólar americano é utilizado em 80% de todo o comércio no país. Os cidadãos utilizam o dólar para pagar tudo, desde alimentos a combustível e medicamentos. A manutenção da moeda nacional ajudará a nação da África Austral a continuar a conduzir a política monetária, acrescentou Ncube.

Na sexta-feira, o dólar zimbabueano ultrapassou mais um limiar significativo, caindo para menos de 20 000 em relação ao dólar americano, depois de ter ultrapassado o nível dos 10 000 em finais de Janeiro, segundo dados compilados pela Bloomberg. Até à data, as autoridades não intervieram para travar a queda do dólar, o que alimenta as especulações de que a moeda local está a desaparecer.

O Zimbabué tem a taxa de juro de referência mais elevada do mundo, com 130%. O País reintroduziu sua política monetária no final de 2019, depois que o dólar local foi restabelecido no mesmo ano, após um hiato de uma década.

“Só podemos ter política monetária como uma macropolítica se você tiver sua própria moeda nacional”, disse Ncube. “Vamos ter uma moeda nacional”.

O atraso na publicação de uma declaração de política monetária deve-se às consultas em curso com especialistas do governo e outras partes interessadas sobre a renovação da moeda, à medida que as autoridades procuram obter o seu “aval”, disse ele. Anteriormente, Ncube deu a entender que as autoridades estavam a ponderar a utilização de ouro para lastrear a moeda.

“O que estão a chamar de atrasos não são realmente atrasos. É que queremos ter a certeza de que as coisas estão a correr bem”, afirmou.

O dólar zimbabueano perdeu 70% do seu valor em relação ao dólar desde o início do ano, o que faz dele uma das moedas com pior desempenho do mundo.

Entretanto, o País espera iniciar em Junho um programa monitorizado pelo Fundo Monetário Internacional. O programa terá uma duração de 12 meses. No mês passado, o FMI instou as autoridades do Zimbabué a liberalizarem totalmente a sua taxa de câmbio, alertando para o facto de a contínua desvalorização da moeda poder constituir um risco para o crescimento económico.

A moeda é o principal ponto de discórdia que será tratado na declaração de política monetária e o país já adoptou outras reformas, acrescentou Ncube.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.