Petróleo desce com investidores atentos aos desenvolvimentos no Mar Vermelho

0
503

Os preços do petróleo caíram ligeiramente nesta quarta-feira, 27 de Dezembro, corroendo os ganhos do dia anterior, com os investidores a acompanharem os desenvolvimentos no Mar Vermelho.

Os futuros do petróleo Brent caíram 53 cêntimos, ou 0,65%, para US$ 80,54 dólares por barril, às 11:41 GMT. O petróleo americano West Texas Intermediate perdeu 62 centavos, ou 0,82%, para US$ 74,95 dólares.

Os preços podem estar em baixa nesta quarta-feira, 27 de Dezembro, devido à tomada de lucros dos investidores após uma forte recuperação na terça-feira, 26 de Dezembro, disse o analista do UBS Giovanni Staunovo.

Ambos os valores de referência subiram mais de 2% na sessão anterior, com os novos ataques a navios no Mar Vermelho a suscitarem receios de perturbações no transporte marítimo, com a esperança de cortes nas taxas de juro dos EUA, que poderiam impulsionar o crescimento económico e alimentar a procura.

Apesar dos ataques da milícia Houthi apoiada pelo Irão no Iémen, grandes empresas de navegação como a Maersk (MAERSKb.CO) e a francesa CMA CGM retomaram a passagem pelo Mar Vermelho após o envio de uma força-tarefa multinacional para a região.

A perspectiva de uma prolongada campanha militar israelita em Gaza também continua a ser um dos principais factores que influenciam o sentimento do mercado.

As forças israelitas bombardearam o centro de Gaza por terra, mar e ar, nesta quarta-feira, 27 de Dezembro, depois do Chefe do Estado-Maior de Israel, Herzi Halevi, ter dito aos jornalistas, na terça-feira 26 de Dezembro, que a guerra em Gaza iria continuar “durante muitos meses”.

O carregamento de petróleo no porto russo de Novorossiisk, no Mar Negro, foi suspenso devido a uma tempestade, disseram fontes à Reuters.

Mas as exportações de crude do terminal do Caspian Pipeline Consortium (CPC), perto do porto, já foram retomadas, disse o Ministério da Energia do Cazaquistão.

Os stocks de crude dos EUA deverão ter caído 2,6 milhões de barris na semana passada, enquanto os inventários de destilados e gasolina deverão ter aumentado, segundo uma sondagem preliminar da Reuters, na terça-feira, 26 de Dezembro.

Os relatórios de inventário do American Petroleum Institute e da Energy Information Administration são esperados na quarta e quinta-feira, respectivamente, um dia mais tarde do que o normal para ambos os relatórios devido ao feriado de Natal.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.