fbpx

Petróleo estabiliza antes dos dados de inflação dos EUA à medida que os fluxos russos caem

0
593
  • Mercado global de petróleo deve apertar este ano, diz EIA;
  • O Brent é negociado perto dos 80 dólares por barril, depois de ter subido 2,2% na terça-feira.

O petróleo Brent caiu antes dos principais dados de inflação dos Estados Unidos, depois de subir cerca de 2% na terça-feira, 11 de Julho, com sinais de que a oferta russa está começando a diminuir.

Os futuros em Londres eram negociados perto dos 80 dólares por barril, um limiar que foi ultrapassado pela última vez no início de Maio. Os investidores estarão atentos aos dados do índice de preços ao consumidor dos EUA ainda nesta quarta-feira em busca de pistas sobre o caminho a seguir para o aperto monetário. As subidas agressivas das taxas de juro este ano pesaram sobre as perspectivas de procura.

Outro vento contrário para o mercado tem sido a forte oferta de petróleo russo, apesar das sanções devido à guerra na Ucrânia. Os fluxos começam a diminuir, mais de quatro meses depois de o produtor da OPEP+ ter cortado a produção.

O petróleo permanece marginalmente mais baixo este ano, mas os pesos-pesados da OPEP+, Arábia Saudita e Rússia, prometeram cortes na oferta para sustentar os preços. Espera-se que o mercado global aperte no segundo semestre e os estoques devem diminuir até 2024, de acordo com um relatório da Administração de Informação de Energia, que deve divulgar seus números semanais de estoque ainda nesta quarta-feira, 12 de Julho.

“Estamos todos esperando para ver quando esses cortes voluntários sauditas se infiltram nas estatísticas de estoque”, disse Giovanni Staunovo, analista de commodities do UBS AG. “O relatório da EIA mais tarde hoje pode não ser tão optimista, mas alguns investidores provavelmente estão finalmente comprando o tema de um mercado mais apertado.”

Os dados sobre posições futuras e de opções no final desta semana mostrarão se os traders estão fazendo mais do que cobrir posições curtas, disse Staunovo.

Os dados de estoque da EIA seguem um relatório do American Petroleum Institute, financiado pela indústria, que disse que os estoques aumentaram em 3 milhões de barris na semana passada, de acordo com pessoas familiarizadas com os dados. Os traders também estarão atentos aos relatórios mensais nesta quinta-feira, 13 de Julho, da Agência Internacional de Energia e da OPEP para obter instantâneos do mercado global de petróleo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários