Produção e crescimento de novas encomendas atingiu valor mais alto dos últimos 21 meses

0
1640

Segundo o Standard Bank, o início do terceiro trimestre do ano assistiu ao aceleramento do crescimento da produção nas empresas moçambicanas, impulsionado pelo aumento mais acentuado de novas encomendas desde outubro de 2017. O emprego também aumentou, embora de forma modesta. Apesar da melhoria, as empresas sentem-se relativamente preocupadas com a produção futura.

O registo mais recente indica uma melhoria sólida na economia do sector privado, após dois meses com um crescimento igualmente forte em Maio e Junho. Além disso, em Julho o PMI alcançou o seu valor mais alto desde Novembro de 2015, com o crescimento da produção e de novas encomendas a acentuar-se.

O aumento de novos negócios foi o mais rápido em 21 meses e as empresas do sector moçambicano observaram um aumento das vendas decorrentes de novos contratos e abertura de lojas. Uma melhoria nas condições climáticas também ajudou o aumento da procura no início do terceiro trimestre.

Com o aumento acentuado de novos negócios, as empresas do sector privado aumentaram a produção a um ritmo acelerado em Julho, tendo o índice corrigido de sazonalidade correspondente registado o valor mais alto desde outubro de 2017. Além disso, a actividade aumentou em cada um dos últimos 12 meses.

O emprego também aumentou, embora a um ritmo moderado e ligeiramente inferior ao registado nos dois meses anteriores. Com o crescimento mais rápido da procura, as empresas indicaram ter procurado expandir os seus níveis de capacidade através de uma maior contratação. Dito isto, alguns inquiridos reduziram o pessoal durante o mês, indicando como motivo a baixa produtividade. À semelhança dos meses recentes, as encomendas em atraso sofreram poucas alterações.

Veja o vídeo da matéria a seguir:

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.