Presidente da Nigéria busca aprovação para contrair empréstimo de US$ 8 mil milhões

0
311

O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, pediu ao senado do seu País, na quarta-feira , 02/11, que aprovasse quase 8 bilhões de dólares em novas dívidas como parte de um plano de empréstimos externos para 2022-24 para financiar infraestruturas, saúde, educação e segurança.

A Nigéria, a maior economia de África e o maior produtor de petróleo, tem dependido cada vez mais da dívida devido à menor arrecadação de impostos e à redução das exportações de petróleo, o seu maior gerador de divisas.

Numa carta ao Senado, Tinubu solicitou 7,86 mil milhões de dólares e 100 milhões de euros (105,40 milhões de dólares), mas não disse de onde viria o dinheiro.

A Nigéria angariou dinheiro nos mercados de crédito internacionais, nomeadamente através de euro-obrigações, e contraiu empréstimos junto de credores como o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento para apoio orçamental.

Bola Tinubu, Presidente da Nigéria

“Tendo em conta as actuais realidades económicas que o País enfrenta, tornou-se imperativo utilizar o empréstimo externo para colmatar a lacuna de financiamento que será aplicada a projectos de infra-estruturas chave, incluindo energia, caminhos-de-ferro, saúde, entre outros”, disse Tinubu.

O Governo disse que quer encorajar os investimentos em vez de depender de empréstimos para criar empregos e construir infra-estruturas.

O Senado e a Câmara da Assembleia estão a considerar um orçamento suplementar de 2,176 biliões de nairas (2,8 mil milhões de dólares) para financiar “questões urgentes”, incluindo defesa e segurança.

O  Governo da Nigéria aprovou há duas semanas 26,01 biliões de nairas (34 mil milhões de dólares) para o orçamento do próximo ano, dos quais cerca de um terço é destinado ao pagamento de juros.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.