
Presidente da Nigéria busca aprovação para contrair empréstimo de US$ 8 mil milhões
O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, pediu ao senado do seu País, na quarta-feira , 02/11, que aprovasse quase 8 bilhões de dólares em novas dívidas como parte de um plano de empréstimos externos para 2022-24 para financiar infraestruturas, saúde, educação e segurança.
A Nigéria, a maior economia de África e o maior produtor de petróleo, tem dependido cada vez mais da dívida devido à menor arrecadação de impostos e à redução das exportações de petróleo, o seu maior gerador de divisas.
Numa carta ao Senado, Tinubu solicitou 7,86 mil milhões de dólares e 100 milhões de euros (105,40 milhões de dólares), mas não disse de onde viria o dinheiro.
A Nigéria angariou dinheiro nos mercados de crédito internacionais, nomeadamente através de euro-obrigações, e contraiu empréstimos junto de credores como o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento para apoio orçamental.
“Tendo em conta as actuais realidades económicas que o País enfrenta, tornou-se imperativo utilizar o empréstimo externo para colmatar a lacuna de financiamento que será aplicada a projectos de infra-estruturas chave, incluindo energia, caminhos-de-ferro, saúde, entre outros”, disse Tinubu.
O Governo disse que quer encorajar os investimentos em vez de depender de empréstimos para criar empregos e construir infra-estruturas.
O Senado e a Câmara da Assembleia estão a considerar um orçamento suplementar de 2,176 biliões de nairas (2,8 mil milhões de dólares) para financiar “questões urgentes”, incluindo defesa e segurança.
O Governo da Nigéria aprovou há duas semanas 26,01 biliões de nairas (34 mil milhões de dólares) para o orçamento do próximo ano, dos quais cerca de um terço é destinado ao pagamento de juros.
Mais notícias
-
Há riscos de incumprimento financeiro – Capital Economics
8 de Novembro, 2024 -
Danos avultados em Maputo devido a chuva torrencial
25 de Março, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














