Rand sul-africano pouco mudou, apesar de Powell hawkish

0
687

O rand sul-africano pouco mudou no início das negociações desta sexta-feira, 10 de Novembro, uma vez que deu de ombros aos comentários hawkish [postura de combate à inflação por meio do aumento dos juros]  do Presidente da Federal Reserve dos Estados Unidos, o que levou alguns investidores a acreditar que os aumentos das taxas de juro não atingiram o pico na maior economia do mundo.

Às 07:19 GMT, o rand era negociado a 18,6700 contra o dólar, não muito longe de seu fechamento anterior de 18,6775.

O dólar foi negociado pela última vez em torno de 0,01% mais forte contra uma cesta de moedas globais.

Na quinta-feira, 09 de Novembro, o Presidente do Fed, Jerome Powell, disse que novos aumentos das taxas de juros podem ser necessários para trazer a inflação para dentro do intervalo da meta do banco central dos EUA.

O rand saltou na semana passada, à medida que o sentimento de risco melhorou depois que o Federal Reserve deixou as taxas de juros inalteradas.

“A divulgação de novos dados nas próximas semanas será crítica para o que o Fed provavelmente fará em sua próxima reunião do Federal Open Market Committee (FOMC)”, disse Andre Cilliers, estrategista de moedas do TreasuryONE.

Andre Cilliers, estratega cambial da TreasuryONE

Como outras moedas sensíveis ao risco, o rand muitas vezes se inspira em factores globais, como a política monetária dos EUA, na ausência de drivers locais.

Na Bolsa de Joanesburgo, o índice blue-chip Top-40 caiu cerca de 0,8% no início do pregão.

O título de dívida pública de referência da África do Sul para 2030 foi mais fraco nos primeiros negócios, com o rendimento a subir 6,5 pontos base para 10,405%.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.