
Transformar milho numa verdadeira ‘commodity ‘, aposta Silvino Moreno
O Executivo pretende incrementar os níveis de produção e produtividade do milho com vista a reverter a posição negativa da balança comercial, bem como a promoção do consumo nacional e o desenvolvimento do agronegócio, tomando este cereal numa verdadeira “commoditie”.
O cultivo desta cultura é diferente das outras como por exemplo a soja, uma vez que exige, em primeiro lugar um maior investimento em insumos e, em segundo lugar, à semelhança de outras culturas em grão, requer infra-estruturas de limpeza, secagem, armazenagem e conservação adequadas.
A vontade foi manifestada recentemente pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, acrescentando que nota se nos últimos tempos elevados e notáveis investimentos na indústria avícola, tendo contribuído para o crescimento de cerca de 13 por cento em 2021, e não menos importante a crescente procura do milho pelas fábricas cervejeiras.
Neste contexto, revelou se de capital importância a elaboração de um estudo sobre o sector, como também do papel do milho como matéria-prima ou insumo industrial, o que poderá contribuir para a redução dos custos de produção em cerca de 41 por cento.
O estudo em causa adoptou uma abordagem baseada na literatura na cadeia de valor do milho, em Moçambique, e entrevistas qualitativas com produtores, comerciantes, intermediários e gestores governamentais do sector do milho em Sofala, Manica, Zambézia e Nampula. No âmbito do melhoramento da capacidade de captação, armazenamento, tratamento e conservação de excedentes agrícolas, assim como outras de utilidade para a actividade de comercialização agrícola, o Instituto de Cereais de Moçambique (ICM,IP) tem privilegiado a construção e reabilitação de armazéns em locais estratégicos para a dinamização do processo.
Outrossim, a instituição tem estado a monitorar o pro cesso de reabilitação e operacionalização dos complexos de silos e armazéns adjudicados recentemente pelo Governo para a gestão público privada.
Ciente dos constrangimentos que afectam as cadeias de valor da comercialização agrícola e do milho, o Governo continuará a desenvolver acções tendentes a melhorar a sua intervenção, em parceria com o sector privado.
Mais notícias
-
Receitas de GNL poderão atingir US$ 75 milhões até ao fim de ano
21 de Dezembro, 2023 -
Acordo com a Total permitirá a LAM alargar sua carteira de clientes
11 de Março, 2021 -
Governo anuncia fim do acúmulo de dívidas com horas extras
24 de Dezembro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















