BNI: 75 milhões de meticais para PMEs afectadas pelo ciclone Freddy na região do Vale do Zambeze

0
1205

O Banco Nacional de Investimento (BNI) anunciou que, numa iniciativa conjunta com a Agência do Vale do Zambeze (AVZ), lançou uma linha de crédito especialmente concebida para apoiar as pequenas e médias empresas baseadas na região da Vale de Zambeze afectadas pelos ciclones Freddy.

A linha, designada de “Linha de Financiamento do Agronegócio e Empreendedorismo – Emergência (FAE Emergência), foi anunciada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em Manje, distrito de Chiúta, província de Tete, na cerimónia central de lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2023.

Segundo o BNI, a “FAE Emergência” é particularmente destinada a actividades de reabilitação de infraestruturas e reposição de equipamentos, reparação ou aquisição de novos equipamentos em substituição dos danificados, que tenha sido comprovado a sua danificação pelos impactos do ciclone Freddy, reforço da capacidade de tesouraria, estando vedado o financiamento para novos projectos de investimento.

É considerando estas especificidades que a FAE Emergência, comporta 50% grant e 50% financiamento, isento de juros, com período de carência de capital de 6 meses e o prazo de vencimento de 2 anos, com valor mínimo de 500 mil meticais e máximo de 3 milhões de meticais.

A disponibilidade desta solução financeira combinada por duas instituições de desenvolvimento, AVZ e BNI, é a continuidade do que já vem sendo feito desde  que foi lançada, em 2017, a Linha de Financiamento do Agronegócio e Empreendedorismo (FAE) que, desde essa altura, até pelo menos 2022, financiou um total de 407 projectos, que, no total,  beneficiaram de 248.48 milhões de meticais .

Dados do BNI, revelam que o FAE alcançou, entre 2017-2022, um total de 280 projectos de empreendedorismo, avaliados em um total de 120.36 milhões de meticais. No entanto, o segmento empresarial MPME’s contou com um 33 projectos, que beneficiaram de um volume de financiamento que totalizou 78.06 milhões de meticais.

A produção colocada no mercado, entre 2017-2022, resultante da implementação dos projectos financiados pelo FAE atingiu 212,445.7 toneladas, que se traduziu numa contribuição para economia em 5 milhões de meticais.

Ainda quanto aos impactos, os financiamentos do FAE, geraram um total de 21,45 mil empregos, dentre os quais 11,940 fixos e 9,510 sazonais.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.