
ENGIE Energy Access Moçambique alcança 100.000 clientes
No auge do seu terceiro aniversário de actividades no nosso país a empresa que se torna, deste modo, efectivamente líder em Moçambique de energia solar PAYGo, logrou, com o marco, transformar, com o fornecimento de energia limpa, mais de 500.000 vidas, através da disponibilização de sistemas de fornecimento de energia solar domiciliar pré-pago, também conhecido pela designação como pay as you go.
A Engie Energy Access (EEA) procede, no contexto das celebrações dos seus feitos, ao lançamento de um novo grande sistema solar, denominado MySol, que pode alimentar TVs de 42”, geleiras e até 15 luzes. Trata-se de um sistema solar doméstico com muita maior capacidade.
Justificando a liderança do mercado da indústria off-grid (fora da rede) que agora a EEA passa a ostentar, o Director Geral Emidio Amadebai disse que, para além das parcerias chave que estabeleceu no mercado, a empresa beneficiou da experiência e histórico em 8 outros mercados africanos, da confiança e do investimento da ENGIE e o fortúnio de construir uma equipa forte e comprometida, desde o primeiro dia.
…E recebe prémio de Empresa do Ano de Sistema Solar Doméstico
Activa em 9 países da África Subsahariana, a EEA conquistou recentemente o Prémio AFSIA 2022, como Empresa do Ano de Sistema Solar Doméstico por conta da sua marca MySol.
O Diretor- Geral da EEA Moçambique, Emidio Amadebai, reagindo ao acontecimento, afirmou tratar-se de um momento decisivo para a empresa, e para a indústria off-grid, especialmente depois que alguns dos obstáculos foram superados.
Sem revelar em concreto quais obstáculos, Emídio Amadabai referiu-se a nova Lei de Electricidade, os incentivos fiscais preconizados no novo regulamento, como sendo críticos para atrair mais investimento no sector e acelerar o acesso à energia a todas as famílias moçambicanas até 2030.
Com operações em 9 províncias, designadamente, Cidade de Maputo, Província de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Tete, Zambézia e Nampula, Amadebai, destaca nesta ocasião que a EEA conseguiu “ atingir esse marco de 100.000 clientes mais rápido do que qualquer outro player do sector”, embora tenham chegado muito depois deles.
A ENGIE Energy Access é o principal fornecedor de soluções Pay-As-You-Go (PAYGO) e mini-redes em África. A empresa desenvolve soluções solares inovadoras e fora da rede para residências, serviços públicos e empresas, permitindo que clientes e parceiros de distribuição tenham acesso a energia limpa e acessível. Os sistemas domésticos PAYGo solar são financiados por meio de parcelas acessíveis a partir de US$ 0,19 por dia. As “mini-redes” promovem o desenvolvimento económico, permitindo o uso produtivo da electricidade desencadeando oportunidades de negócios para empreendedores em comunidades rurais.
Com mais de 1.700 funcionários, operações em 9 países da África (Moçambique, Benin, Costa do Marfim, Quênia, Nigéria, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia), quase 1,5 milhão de clientes e mais 7 milhões de vidas impactadas até agora, a ENGIE Energy Access destaca nesta ocasião a sua ambição de continuar a ser a empresa líder em energia limpa.(OE)














