
- O Banco consolida os principais indicadores e mantém tendência de crescimento em 2022;
- Crescimento de 27% no número de clientes, alcançando um total de 215.864.
O desempenho eficiente da instituição levou à geração de resultados antes de impostos positivos, atingindo MZN 326 milhões, comparados aos MZN 1,3 mil milhões negativos registados no ano anterior. Com efeito, o Moza registou um resultado líquido positivo de MZN 90 milhões.
2022foi efectivamente, para o Moza Banco, um ano de consolidação dos principais indicadores e a manutenção das tendências de crescimento em linha com os anos anteriores, facto suportado, segundo o banco, “pela confiança demostrada pelos clientes e pelo mercado”.
O Moza refere que apesar do contexto marcadamente adverso, o banco apresentou em 2022 uma melhoria significativa nos índices de rentabilidade e eficiência em comparação com o mesmo período de 2021. A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) e a rentabilidade dos activos (ROA) atingiram 1,26% e 0,05% positivos, respectivamente, em comparação com 9,83% e 0,4% negativos em 2021.
No que respeita aos rácios prudenciais, o rácio de solvabilidade manteve-se estável, situando-se em 22,58% no final de 2022, em comparação com 23,21% em 2021. O rácio de liquidez atingiu 47,41% em 2022, uma melhoria de 2,91pp face a, 2021, mantendo-se acima dos requisitos regulamentares estabelecidos pelo regulador.
Em 2022, o banco registou um crescimento equilibrado na captação de depósitos, com um aumento de 8% (MZN 2,6 mil milhões) em comparação com o exercício anterior, o que se traduz na contínua aposta e confiança dos Clientes no Moza e na abordagem Relacional do Banco. Os activos totais também evoluíram nesse sentido, apresentando um aumento de 6% (MZN 2,6 mil milhões).
“A confiança demonstrada pelos clientes e pelo mercado em relação ao desempenho do Banco atesta essa trajectória. É importante destacar que, apenas neste último exercício, foi registado um crescimento significativo de 27% no número de Clientes, alcançando um total de 215.864 clientes”
A eficiência operacional da instituição manteve-se positiva, traduzida num rácio cost-to-income que fixou-se em 74,30%, o que reflecte o efeito positivo da estratégia contínua de optimização e racionalização de custos operacionais e investimentos.
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Moza Banco, Dr. João Figueiredo, destacou que “num contexto macroeconómico desafiador e de subida das taxas de juros, o Banco contribuiu no crescimento da economia através da concessão de financiamentos, assegurando a devida prudência em linha com a estratégia do Banco, face ao contexto de aumento do crédito vencido do sistema. Vamos continuar a apostar no reforço de políticas e instrumentos para garantir uma gestão eficaz e eficiente, assegurando as boas práticas de gestão de risco e compliance”.
O ano de 2022 foi ainda marcado pela aprovação e início da implementação do Plano Estratégico 2022-2026, um instrumento orientador que estabelece as directrizes de actuação do Banco no período em referência e contempla orientações de suporte à actividade, com foco na relação com o Cliente e sustentabilidade do Banco.
- Inclusão Financeira em Moçambique Aumenta, Mas Desigualdades Persistem14 de Outubro, 2025
- Eduardo Sengo: “A Banca Precisa Menos Margens e Mais Coragem”7 de Outubro, 2025
Mais notícias
- 
                                            
                        Professores ameaçam boicotar exames especiais por pagamento de horas extra6 de Janeiro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        Kenmare Destina 40% do Orçamento de Aquisições a Fornecedores Moçambicanos31 de Outubro, 2025
-                         
                        África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			













