
Qualidade dos dados e inovação tecnológica no topo das prioridades dos Directores Financeiros em Moçambique – CFO EY
A Ernst & Young (EY) apresentou, na última quarta-feira, 24 de Janeiro, os resultados do ‘CFO Survey 2023’, destacando a complexidade regulatória como a principal preocupação para os Directores Financeiros (CFO), em Moçambique.
O ‘CFO Survey’ foi o primeiro inquérito dirigido a líderes e colaboradores de instituições financeiras bancárias e seguradoras de Moçambique. Realizou-se de forma online, entre Agosto e Outubro de 2023, direcionado a 37 instituições, 22 do sector bancário e 15 do sector segurador, tendo obtido um índice global de resposta de cerca de 60%. O estudo envolveu uma análise abrangente das tendências e desafios enfrentados pelos CFO num cenário económico em constante evolução.
Este exercício aprofundado permitiu a identificação de elementos cruciais que reflectem as complexidades e oportunidades que moldam a função financeira nas organizações moçambicanas, atendendo às necessidades e demandas do mercado actual.
De acordo com Nuno Calha, Assurance Executive Director da EY, “os resultados do CFO Survey destacam a necessidade crescente de adaptação e inovação no ambiente financeiro”. “Estamos comprometidos em fornecer soluções estratégicas para os desafios identificados, capacitando os CFO a liderar com confiança”, sublinhou o mesmo responsável.
Os pontos-chave abordados no inquérito incluem uma análise detalhada do mercado e desafios específicos para Moçambique, bem como uma visão aprofundada das prioridades e estratégias adoptadas pelos directores financeiros para impulsionar o sucesso num mundo empresarial dinâmico.
A pesquisa revelou ainda uma ênfase crescente na Qualidade dos Dados e Tecnologia, considerada um factor primordial para a tomada de decisões estratégicas. Além disso, destacou a importância da Gestão de Relações Complexas como competência crucial para o sucesso do CFO.
O inquérito abordou também a Evolução Tecnológica da Função Financeira, evidenciando vulnerabilidades nas ferramentas e sistemas tecnológicos utilizados, com a maioria dos CFO a projectarem investimentos na implementação de aceleradores tecnológicos.
Em relação à Consciencialização para a Sustentabilidade, o estudo revelou que a definição de uma estratégia de sustentabilidade pela Função Financeira é vista como insuficiente pela maioria dos responsáveis das empresas inqueridas, apontando para a necessidade de integração nos processos de investimento e financiamento.
O ‘CFO Survey 2023’ proporcionou uma visão abrangente das questões cruciais que impactam o ambiente financeiro em Moçambique, orientando os Directores Financeiros na adopção de estratégias eficazes para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades emergentes.
A Ernst & Young reitera o compromisso de apoiar as instituições financeiras em Moçambique na sua jornada de adaptação e crescimento, oferecendo soluções estratégicas e operacionais.
Após três trimestres de queda, Governo prevê sinais de recuperação económica
12 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Comércio Turquia–África Aponta a 50 Mil Milhões de Dólares Até 2028
20 de Outubro, 2025 -
Indústria Extractiva: A Sasol duplicou os impostos em quase um ano
1 de Fevereiro, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














