Reforma do Sector Empresarial do Estado uma prioridade do Governo em 2023

0
1207
  • Hidráulica de Chókwè e Regadio do Baixo Limpopo deverão ser fundidas e a Tmcel deverá se tornar rentável

O Governo diz que irá prosseguir com a reestruturação do Sector Empresarial do Estado (SEE), neste 2023, na perspectiva de buscar a viabilidade e rentabilidade do sector citado como representando um dos maiores riscos fiscais do País.

No Plano Económico e Social (PESOE) 2023, aprovado em finais do ano passado pela Assembleia da República, o Governo aponta, no contexto, para a implementação da estratégia de viabilização e rentabilização das empresas do SEE, em particular nas áreas financeira e operacional, de modo que pelo menos uma empresa se torne viável, mediante a fusão entre as empresas Hidráulica de Chókwè (HICEP) e Regadio de Baixo Limpopo (RBL) e tornar rentável a Tmcel.

O Governo devera ainda, este ano, segundo o PESOE 2023, proceder com a reestruturação financeira de três empresas, designadamente, duas participadas, Petromoc, Tmcel e uma pública, a Aeroportos de Moçambique

Na mesma senda, o Governo aponta para a reestruturação operacional de seis empresas, designadamente, quatro públicas, ADM, ENPCT, fusão HICEP/RBL e duas participadas, (Tmcel e LAM).

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.