
Reserva do Niassa exuberante no National Geographic
A prestigiada National Geographic (NG) tem 8.4 milhões de membros em todo mundo e é traduzido em 32 idiomas. É uma das revistas mais importantes do mundo, com mais de 50 milhões de leitores fiéis que recebem mensalmente a revista, que na sua edição de Setembro dedica um amplo espaço às Áreas de Conservação de Moçambique, dando visibilidade mundial ao nosso país no domínio da fauna, ecologia e meio ambiente no geral.
Efectivamente, são 19 páginas dedicada aos esforços do Governo para Áreas de Conservação de Moçambique, História, Cultura, Flora e Fauna da Reserva Especial do Niassa.
Com o título “Uma das maiores Regiões Selvagens da “africa está Prosperando – Porque os habitantes locais têm interesse em seu sucesso” a reportagem corre ao mundo para mais de 50 milhões de leitores fiéis da NG.
A pesquisa decorreu de 2019 a 2022, com o apoio da Direcção Geral da ANAC, técnicos, um dos melhores fotográficos do mundo da National Geographic, Thomas Peschak, a escritora Leonie Joubert visitaram a Reserva Especial do Niassa.
Como é que a National Geigraphic descreve a reserva Especial do Niassa?
Maior do que a Suíça em 16.300 milhas quadradas, a Reserva Especial do Niassa foi estabelecida em 1954 como uma reserva de caça e se tornou uma área nacional protegida em 1999.
Diz a National Geographic: “É 𝘶𝘮𝘢 𝘥𝘢𝘴 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳𝘦𝘴 á𝘳𝘦𝘢𝘴 𝘴𝘦𝘭𝘷𝘢𝘨𝘦𝘯𝘴 𝘢𝘧𝘳𝘪𝘤𝘢𝘯𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘰 𝘯𝘶𝘯𝘤𝘢 𝘰𝘶𝘷𝘪𝘶 𝘧𝘢𝘭𝘢𝘳, 𝘦𝘯𝘤𝘢𝘱𝘴𝘶𝘭𝘢𝘥𝘰 𝘯𝘰 𝘵𝘦𝘮𝘱𝘰 𝘱𝘦𝘭𝘰 𝘢𝘧𝘢𝘴𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘦 𝘢𝘪𝘯𝘥𝘢 𝘴𝘦 𝘳𝘦𝘤𝘶𝘱𝘦𝘳𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘥𝘢 𝘴𝘢𝘯𝘨𝘳𝘦𝘯𝘵𝘢 𝘨𝘶𝘦𝘳𝘳𝘢 𝘤𝘪𝘷𝘪𝘭 𝘥𝘦 16 𝘢𝘯𝘰𝘴 𝘥𝘰 𝘱𝘢í𝘴, 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘦𝘳𝘮𝘪𝘯𝘰𝘶 𝘦𝘮 1992. É 𝘰 𝘭𝘢𝘳 𝘥𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘳𝘦𝘭𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘭𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘢𝘧𝘳𝘪𝘤𝘢𝘯𝘰 – 𝘦𝘭𝘦𝘧𝘢𝘯𝘵𝘦𝘴, 𝘣ú𝘧𝘢𝘭𝘰𝘴, 𝘭𝘦õ𝘦𝘴, 𝘤ã𝘦𝘴 𝘴𝘦𝘭𝘷𝘢𝘨𝘦𝘯𝘴 𝘢𝘧𝘳𝘪𝘤𝘢𝘯𝘰𝘴 – 𝘢𝘭é𝘮 𝘥𝘦 𝘤𝘶𝘳𝘪𝘰𝘴𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘢 𝘻𝘦𝘣𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘉𝘰𝘦𝘩𝘮, 𝘢 𝘪𝘮𝘱𝘢𝘭𝘢 𝘥𝘦 𝘑𝘰𝘩𝘯𝘴𝘵𝘰𝘯 𝘦 𝘰 𝘨𝘯𝘶 𝘥𝘦 𝘕𝘪𝘢𝘴𝘴𝘢. 𝘚𝘶𝘢𝘴 𝘦𝘹𝘵𝘦𝘯𝘴𝘢𝘴 𝘱𝘭𝘢𝘯í𝘤𝘪𝘦𝘴 𝘴ã𝘰 𝘣𝘰𝘳𝘥𝘢𝘥𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘣𝘰𝘴𝘲𝘶𝘦𝘴, 𝘧𝘭𝘰𝘳𝘦𝘴𝘵𝘢𝘴 𝘦 𝘱𝘭𝘢𝘯í𝘤𝘪𝘦𝘴 𝘢𝘭𝘶𝘷𝘪𝘢𝘪𝘴 𝘦 𝘱𝘰𝘯𝘵𝘪𝘭𝘩𝘢𝘥𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘪𝘯𝘴𝘦𝘭𝘣𝘦𝘳𝘨𝘴 𝘥𝘦 𝘨𝘳𝘢𝘯𝘪𝘵𝘰 – 𝘢𝘧𝘭𝘰𝘳𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘳𝘰𝘤𝘩𝘰𝘴𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘨𝘢𝘭𝘦õ𝘦𝘴 𝘯𝘰 𝘰𝘤𝘦𝘢𝘯𝘰”
A publicação frisa que a Reserva do Nissa é “uma das maiores regiões selvagens de África está prosperando – porque os habitantes locais têm interesse em seu sucesso”
“Na Reserva Especial do Niassa, em Moçambique, as pessoas reverenciam os babuínos, os pássaros guiam os caçadores de mel e os elefantes estão voltando.
Na Reserva Especial do Niassa, em Moçambique, as pessoas coabitam com os macacos babuínos, os pássaros guiam os caçadores de mel, e os Elefantes estão aumentar cada vez mais na reserva”. Pode-se ler ainda no artigo.
𝐂𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐨 𝐋𝐢𝐧𝐤 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐥𝐞𝐫 𝐦𝐚𝐢𝐬
Tribunal Administrativo Vai Auditar Fundos das Mudanças Climáticas
29 de Agosto, 2025Estado Encaixa Mais de 35 Milhões de Meticais com Licenças de Exploração
21 de Agosto, 2025
Mais notícias
-
PAE: CTA propõe que 50% das receitas do Fundo Soberano seja investida no País
27 de Fevereiro, 2023 -
Margarida Talapa defende consenso e inclusão no parlamento moçambicano
13 de Janeiro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025 -
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Mais Vistos
-
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023