Governo dos EUA disponibiliza mais 16,5 milhões de dólares para apoiar o sector agrícola nacional

0
1150

Reforçando o investimento anual de cerca de 16,5 milhões de dólares para o apoio do sector agrícola no País, o Governo dos Estados Unidos, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), assinou recentemente um acordo de 10 anos com o Absa Moçambique para alavancar 16,5 milhões de dólares em empréstimos para as pequenas e médias empresas agro-industriais.

No âmbito da parceria, a USAID ajudará 75-100 empresas agrícolas moçambicanas, tais como grupos de agricultores, associações ou cooperativas, produtores, transformadores, grossistas, retalhistas, e exportadores a assegurar o financiamento, proporcionando benefícios a longo prazo para os mutuários mal servidos neste sector.

Ao aumentar o capital disponível para o sector agrícola, mitigando o risco do Absa durante os próximos dez anos e expandindo a carteira agrícola, a parceria apoiará inovações que melhorem a produtividade agrícola, e aumentem a segurança alimentar e a criação de emprego nas zonas rurais de Moçambique.

Assinado na quinta-feira última pela Directora da Missão da USAID, Helen Pataki, e o Director Executivo do Banco Absa Moçambique, Rui Barros, o acordo promoverá a concessão de empréstimos a novos mutuários que de outra forma poderiam não ter acesso a empréstimos. Embora os montantes do empréstimo variem em função das necessidades do mutuário, espera-se que a média seja de aproximadamente 220.000 dólares, e  que pelo menos 15 por cento dos beneficiários dos empréstimos serão empresas pertencentes a mulheres.

 “Os novos serviços financeiros aqui estabelecidos criarão novas oportunidades para o desenvolvimento de um sector agrícola comercial robusto que contribui para a redução da pobreza e da desnutrição crónica nas zonas rurais de Moçambique” frisou a Directora da Missão da USAID, Helen Pataki.

A promoção do crescimento inclusivo da agricultura, um sector responsável por mais de um quarto do PIB e pela geração de emprego para 80% da força de trabalho, constitui uma componente crítica da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique. Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento global da nação.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.