
O distrito de Nacala Porto, na província de Nampula, tenciona, nos próximos tempos, começar exportar atum para diferentes mercados como forma de dinamizar a respectiva cadeia de valor.
A administradora de Nacala Porto, Etelvina Fevereiro, citada pelo “Noticias”, refere que o distrito produz em média 2.800 toneladas de pescado por ano das quais 15 toneladas são de atum branco, cujo consumo interno está abaixo da capacidade de captura.
“Por isso, as autoridades governamentais naquele ponto do país estão a criar condições para exportar esta espécie de peixe”, cita o “Noticias”.
A reigao acolheu recentemente o festival de atum, realizado com o intuito de despertar as potencialidades locais, sobretudo a qualidade deste tipo de peixe que é abundante na baía de Nacala.
A dirigente afirmou que os bons apreciadores dos produtos marinhos classificam o atum branco como sendo de boa qualidade. Entretanto, os níveis de consumo a nível local são considerados baixos, acreditando-se que seja motivado por fraca divulgação.
Foi nesta perspectiva que o governo distrital decidiu instituir o festival do atum com o objectivo de despertar os consumidores nacionais e estrangeiros sobre o seu valor alimentar e nutricional.
Trata se de uma primeira experiência que permitirá à região de Nacala divulgar a sua gastronomia para potenciar e dinamizar o turismo.
Pretende se com a iniciativa dar a conhecer ao país e ao mundo as potencialidades que Nacala possui, mas que ainda não estão a ser exploradas. Etelvina Fevereiro convidou, por isso, os empresários nacionais e estrangeiros para instalarem as suas unidades industriais na região para pro cessamento e exportação de atum, o que contribuirá para a geração de mais postos de trabalho, sobretudo para a juventude.
Referiu que há, neste momento, alguns empresários que exploram o mercado de atum, mas o processamento que realizam tem em vista atender a demanda local. Os gestores da empresa de captura de pescado prometem aumentar as quantidades processadas e colocar nos mercados interno e externo.
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023