
Standard Bank Acácia Jazz regressa a 02 de Dezembro
O Standard Bank realiza, no próximo dia 2 de Dezembro, no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, a quarta edição do festival Standard Bank Acácia Jazz, que terá como figuras de cartaz o saxofonista Everette Harp e o teclista Jeff Lorber, ambos dos Estados Unidos da América.
Introduzido em 2017 como uma forma de homenagear a capital do País, também conhecida como a “Cidade das Acácias”, o festival contará, ainda, com as actuações do conceituado guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu e da nova promessa do afro-jazz nacional, Leyna Souto.
“Pretendemos valorizar a nossa cultura e promover a cidade de Maputo, a sua beleza e tudo que ela tem para oferecer. Há muita coisa que não é conhecida fora e nós pretendemos divulgar isso como forma de impulsionar o turismo”, explicou Alfredo Mucavel, Director de Marketing e Comunicação do Standard Bank.
Através deste evento, o banco espera contribuir para a internacionalização da música moçambicana e promover o País como destino turístico de referência, elevando a sua cultura e promovendo o intercâmbio cultural entre músicos e outros fazedores de arte nacionais, em geral, com artistas de diversos quadrantes do mundo.
Pretende-se, igualmente, ajudar a promover a nova geração de artistas que tem vindo a despontar no País. Por isso, como tem sido apanágio, a presente edição contempla uma voz nova e em ascensão no panorama do afro-jazz nacional, a de Leyna Souto.
“Procuramos, sempre, combinar a música internacional afro-jazz aos novos talentos existentes no País. Já tivemos a Banda Kakana e o Walter Mabas. Esta é uma forma de evidenciar e valorizar a música moçambicana. É o que temos feito e vamos continuar a fazer”, disse Alfredo Mucavel.
Com este naipe de artistas, estão criadas as condições para, à semelhança das anteriores edições, brindar os citadinos de Maputo e os amantes do jazz de todo o País com um espetáculo memorável.
A produção do evento, está por conta da BDQ eventos, que foi responsável, pela vindas de artistas como George Benson, Marcus Miller, e outros desse gabarito, e eventos como o “Moments of Jazz” que se notabilizou pela vinda a Moçambique de artistas de renome do jazz mundial.